domingo, 20 de março de 2011

Antroposofia : A vida dividida em Setenios

Este artigo li no blog da minha amiga Nanda e quero compartilhar com vcs pois achei muito interessante, pois percebi que passei por estes estágios da vida. Paula A.



1º setênio (0 a 7 anos): No momento do nascimento, somos produto hereditário de nossos pais. O primeiro setênio caracteriza-se pela troca de todas as células herdadas por células individualizadas produzidas pela própria pessoa. (O ninho. Interação entre o individual (adormecido) e o hereditário).

2º setênio (7 a 14 anos): Emancipando-se da vida puramente corporal, as energias infantis reaparecem metamorfoseadas em boa memória, imaginação, prazer em repetições rítmicas e freqüentemente em desejos de conhecer imagens de caráter universal capazes de estimular a fantasia. O pensamento da criança desta fase é nascido mais das energias do coração do que da cabeça; é um sentimento que pensa. Este pensar é, portanto, ainda muito diferente do pensar analítico e especulativo do adulto. ( A autoridade amada).


3º setênio (14 a 21 anos): Nesta fase o jovem pode-se deixar arrastar pela vontade, pelo sentir ou por um querer excessivo que muitas vezes descamba para a agressividade. A aqui está a base da vida emotiva pessoal, em que a vida se torna assunto próprio e interrogação individual sobre tudo que existe. –( puberdade /adolescência - crise de identidade)

4º setênio (21 a 28 anos): É a fase emotiva, na qual aprendemos a lidar com as emoções, testamos nossos limites e começamos a lutar pelo que queremos. (experimentar limites)

5º setênio (28 a 35 anos): Fase racional, onde conseguimos controlar mais as rédeas de nossas emoções. A razão domina os impulsos e começamos a ponderar antes de tomar decisões. Fase de estruturação da vida – crescer na carreira, casar, ter filhos, ganhar dinheiro. (fase organizacional)


6º setênio (35 a 42 anos): Fase consciente. Hora de fazer um balanço da vida para determinar o que continua e o que deve ser modificado. (crise de autenticidade)

7º setênio (42 a 49 anos): A prioridade é ser autentico e fazer escolhas baseadas no que realmente é importante para você. (altruísmo x querer manter a fase expansiva)


8º setênio (49 a 56 anos): Consegue enxergar problemas de vários pontos de vista. Aceita que muitos caminhos levam a Roma e deixa os subordinados acharem o seu. (ouvir o mundo)

Fase intuitiva: (56 a 63 anos): A sua obra de arte já está pronta, sua vida… Mais de dois terços das obras da humanidade que resistiram ao tempo foram criadas por pessoas acima dos 60 anos. (abnegação / sabedoria)

2 comentários:

  1. Estou nesta fase Crise de Autenticidade...realmente estou fazendo um balanço de tudo em minha vida para modificar e filtrar apenas o que é mais importante, ja estou de olho no 7º setênio, acho que não consigo esperar chegar os 42 anos. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs, pela tabela eu estou na fase racional, mas eu sou tão emocional...rsrsrsrs
    Mas olha, realmente tenho topado os desafios que tem surgido, me dispondo a me abrir mais pra Deus, enfim, acho que é uma fase de balanço na minha vida sim.
    Beijo.

    ResponderExcluir